terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Crônicas do Cotidiano VIII - Sobre anjos

            Saí de casa em pleno 1º de janeiro. Andei até a esquina, desci a rua e fui para o ponto de ônibus. Passava das 20h e não havia uma alma na rua. Geralmente, não sinto medo ao andar sozinha à noite pelas ruas, mas confesso que fiquei um tanto quanto petrificada quando olhei para o final da rua e vi um sujeito super “mal encarado” vindo, andando como se fosse o dono do pedaço, como se fosse um leão andando em sua jaula, pronto para atacar a qualquer momento. Procurei manter a calma e ainda me dei uma bronca mentalmente “Não, Gabriela, não julgue as pessoas apenas pela aparência, com base em estereótipos que te foram ensinados durante toda a vida. As pessoas são mais do que isso”, mas foi em vão. Continuei com o cu na mão.

Imagem
            Quanto mais o sujeito se aproximava, mais eu procurava me manter calma, mesmo com vontade de sair correndo, gritando e chorando de medo. Por alguns instantes, achei que ele fosse atravessar a rua – Fo-deu, pensei – mas ele não o fez e eu suspirei aliviada. Nessa hora, vi que havia uma senhora na garagem de casa, com seus 500 gatinhos, falando ao telefone. Caso algo me acontecesse, eu teria a quem gritar por um “help”.
            Depois que o cidadão mudou de quarteirão e seguiu seu rumo, fiquei mais calma, mas ainda com medo. Nesse momento, alguém soltou um cachorro preto e grande para dar uma volta na rua e mijar a cada metro que andasse. O cão andou pelo quarteirão e veio até mim. Lógico que estiquei a mão e falei fininho com ele. Meio assustado, veio me cheirar – me revistar, na verdade – e eu achei a coisa mais doce do mundo. Fiz carinho no rostinho dele e parei, foi quando ele esfregou a carinha na minha perna, com as orelhinhas para trás e o rabinho balançando, como quem dizi
a “faz mais”. Sorri e fiquei fazendo carinho nele, que após alguns instantes, saiu de perto, foi até o meio da rua e voltou, permanecendo ao meu lado.

            Vi meu ônibus na esquina do quarteirão da frente. Suspirei aliviada.
            Quando o ônibus parou, me despedi do meu colega e entrei. Ele só foi embora depois que o ônibus saiu.
            Quem me conhece, sabe que não sou nada muito religiosa. Tenho minha crença no amor universal, no respeito, na compaixão e na sinceridade; creio num Deus diferente do Deus mau que a Bíblia prega, que castiga e pune 24h/dia. O meu Deus é puro amor e compaixão. Enfim, não vem ao caso minha crença. O que queria dizer é que quando fiquei morrendo de medo, sozinha na rua escura, pedi a Deus que ficasse ao meu lado, e foi quando apareceu meu coleguinha pretinho, peludo, que ficou comigo até que eu embarcasse na lata de sardinha, digo, ônibus.
            Fiquei emocionada, com os olhos cheios de lágrimas. Enxerguei tal situação como um bom presságio, como se fosse a vida me dizendo para ter calma, que esse ano seria repleto de surpresas e bons sentimentos, que por mais que parecesse que as coisas boas estivessem a milhas de distância, elas estão a menos de um palmo da ponta do meu nariz, basta saber enxergar e valorizá-las.
            Obrigada natureza, obrigada meu Deus, obrigada amiguinho pretinho e peludinho que me fez companhia e me pediu carinho esfregando o focinho na minha perna.

            Mais uma vez, sou grata à vida e suas surpresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário